A manutenção preventiva é uma das atitudes mais inteligentes que qualquer condutor pode tomar, ajuda a manter os veículos em bom estado de funcionamento, impactando assim em seu desempenho e prevenindo quebras que além de necessitarem de um maior investimento para o conserto ainda retira os veículos da rua por um maior tempo.
O radiador é peça chave para o funcionamento de qualquer veículo, impedindo o superaquecimento do motor que leva ao seu travamento e exige que seja feita retificação do mesmo, um dos serviços de maior valor nas oficinas mecânicas.
Por isso, embora muitos não deem atenção é fundamental realizar a manutenção do radiador, ficando atento ao seu estado de conservação.
Realizando a manutenção do radiador
Quando o motor de um veículo é acionado e o combustível é injetado ao mesmo e ocorrem pequenas explosões internas que empurram os pistões para cima e para baixo e permitem assim que o mesmo se movimente. Quanto mais rápido esse processo ocorre maior a velocidade atingida.
Essa é uma explicação básica e clássica do funcionamento de motores, no entanto o radiador cumpre um papel fundamental nesse sistema para permitir que o processo ocorra sem maiores problemas.
Como sabemos os motores de veículos funcionam em alta temperatura que com a sua movimentação tenderiam a aumentar a níveis não suportáveis pelos materiais utilizados em sua fabricação, causando travamento do mesmo.
O radiador entra como um componente de resfriamento funcionando da seguinte forma: a água presente no componente passa a circular no motor resfriando a temperatura do mesmo e em um movimento cíclico volta aquecida ao mesmo em sua parte superior e escorre pelo gradil onde é resfriada pelo ventilador, voltando ao seu ponto inicial.
Quando há acumulo de sujeira na grade do radiador, isso impede que a água seja resfriada, e como resultado a mesma deixa de atuar positivamente sobre o motor, que passa então a elevar sua temperatura continuamente.
Logo manter o gradil do radiador limpo, e acredite, o mesmo acumula muita sujeira ao circular pelas rodovias e estradas que vão de insetos a plásticos, é uma das principais medidas de manutenção preventiva do seu radiador.
Também é fundamental sempre verificar o nível de água do mesmo, mantendo sempre aquele recomendado pela fabricante do veículo assim como também é altamente recomendado a aplicação de aditivos que permitem alcançar uma melhor performance.
Somado a isso, é recomendado que a cada 100.000 km seja consultado uma oficina mecânica especialista em radiadores para que o estado dos componentes seja verificado, realizando uma limpeza profunda e até mesmo trocas quando necessários.
Caso o seu veículo conte com intercooler, que melhora o desempenho do motor é necessário ficar ainda mais atento, uma vez que a sua localização no capô do veículo pode atrapalhar a visão do estado real do radiador e ainda contribuir para um maior acumulo de sujeiras.
Não deixe de se atentar ao estado dos componentes de seu veículo, evite prejuízos e mantenha sempre a manutenção preventiva em dia.
Postado por: Osmar Oliveira ? SOS Baú | www.sosbau.com.br