Na maioria das vezes, é comum que os motoristas atentem para a checagem de óleo, água, calibragem dos pneus e freio. No entanto, alguns esquecem da importância de se manter em dia o sistema de arrefecimento do veículo. Para evitar que as mangueiras explodam ou os cabeçotes queimem, é importante ficar de olho na manutenção do fluido do radiador. É ele o responsável por não deixar o veículo ferver. O engenheiro mecânico Mauro Sobral, responsável-técnico de uma concessionária de semi-novos na Baixada Fluminense, explica que com o sistema de arrefecimento funcionando corretamente aumenta a vida útil do motor.
?A temperatura ideal traz benefícios ao motor e aumenta a sua durabilidade, além de economizar no combustível e potencializar o desempenho do motor. Por isso, é importante que a troca do fluido do radiador deve estar sempre no checklist da manutenção preventiva do o motorista?, esclarece o especialista.
Para quem não está acostumado a checar itens de manutenção do carro com uma certa frequência, Sobral sugere ler o manual do carro, ou ter um mecânico de confiança que possa orientar quanto ao sistema de arrefecimento, entre outros itens.
?Todo carro possui um manual com as orientações de cada sistema do veículo. Em caso de dúvida, procure um mecânico de confiança que possa acompanhar itens básicos, mas que muitas vezes são esquecidos?, completa o engenheiro.
Experiência própria
Semana passada, passei no posto para abastecer quando o frentista pediu para olhar o motor do carro e me disse que precisava reparar o fluido do radiador. Comprei o carro há um ano e meio e, pelo que me lembro, nunca havia verificado o tal nível do fluido do radiador.
De fato, o sistema estava pedindo socorro. Coloquei quatro litros do fluido, misturados com água. Segundo o frentista, eu posso ir dirigindo até a Bahia!
Perguntado sobre as dicas do ?meu frentista?, Sobral me fez algumas ressaltas:
?Pela experiência, alguns frentistas podem dar informações precisas, mas é bom ter cuidado com dicas de quem não é profissional. Repito que é necessário ler o manual do carro ou tirar as dúvidas com um mecânico de confiança e fazer a revisão regular na autorizada?.
Por Extra – Mariane Thamsten – https://extra.globo.com