Diferente do que muita gente pensa, o radiador, como outras peças do motor, precisa de alguns cuidados para se manter em ordem e garantir o bom funcionamento do carro. Como essa revisão não é muito propagada, os motoristas costumam verificar apenas o nível da água e quando necessário, completá-la. Para quem quer ter um carro 100%, a limpeza do radiador não pode ser esquecida.
Os especialistas recomendam fazer uma boa limpeza a cada seis meses, se o uso for em estrada de chão, e uma vez por ano, se o carro só rodar na cidade. Responsável pela refrigeração do motor, o radiador sujo pode não desempenhar a tarefa adequadamente e acabar queimando a junta do cabeçote, por exemplo. Outra implicação de rodar com a peça suja é a chance de enfrentar um super-aquecimento, e com isso, diminuir a vida útil do motor, que pode vir a fundir.
A limpeza é simples, rápida e barata. Os especialistas -vale ressaltar que deve ser feita por profissionais dessa área, assim como não é um latoeiro que mexe na parte elétrica do carro- primeiro fazem uma pré-lavagem, utilizando água sob pressão. Depois, a peça fica imersa cerca de duas horas em um recipiente com produtos químicos específicos para a limpeza, e então, mais uma vez o radiador passa por jatos de água. Alguns especialistas ainda, fazem um teste hidrostático, que serve para ver se há algum vazamento que estava encoberto pela sujeira.
O custo para deixar o radiador zero novamente gira em torno de R$ 30,00 a R$ 70,00. “”Em três a quatro horas o cliente já pode vir buscar o carro””, explica Émerson Jaremtchuk, engenheiro técnico da Radiadores Hauer, localizada em Curitiba.
Uma dica para quem quer saber se está na hora de fazer uma limpeza no radiador, é olhar a cor da água. Ela deve estar clara e no caso de carros que usam aditivo, esverdeada ou azulada, nunca avermelhada, com aparência de ferrugem. “”A água vai mudar de cor. Se ela estiver da cor de barro, é porque precisa fazer a limpeza””, ensina Édson Borges, técnico da Casa dos Radiadores, localizada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
E não são apenas os carros mais velhos que exigem atenção redobrada. Todo tipo de automóvel, seja velho ou novo, precisa passar por uma revisão constante. “”O nível da água deve ser verificado a cada 15, 20 dias. Se estiver baixo, o motorista deve completar. E quando perceber que a água está mudando de cor, é importante levar para uma verificação””, diz Emerson Jaremtchuk, que realiza, em média, 20 a 30 limpezas por semana.

Radiador também precisa de uma limpeza completa
Diferente do que muita gente pensa, o radiador, como outras peças do motor, precisa de